2 de agosto de 2010

Espiritismo e Cristianismo

ACUSAÇÃO: Pode um cristão ser espírita ou umbandista e freqüentar suas sessões? 

RESPOSTA: Não! 

a) O espiritismo nega 40 verdades essenciais da doutrina cristã; ensina reencarnação; afirma a aparição dos espíritos do além, evocados pelos médiuns, e ensina muitas outras heresias opostas à doutrina cristã, negando principalmente o poder salvador de Jesus Cristo. 

A reencarnação, pregada pelo espiritismo, é a mais diabólica tentação, contrária à clara doutrina bíblica e a toda moral cristã. O espírita pode zombar da justiça de Deus, cometendo os piores crimes, iludindo-se que depois de várias encarnações conseguirá um lugar no céu, ao de São Francisco, de Hitler e Stalin.


Falando mesmo de Santos, de caridade, de oração e boas obras, o espiritismo segue apenas as orientações de seu codificador, Allan Kardec, que ( no seu livro de Médiuns, 2ª edição, pág. 336) recomenda iludir os cristãos aceitando no começo sua convicções para depois pouco a pouco lhas tirar.

Já o famoso escritor do espiritismo no Brasil, Dr. Carlos Imbassahy, escreve claramente; “Nem a Bíblia prova ( para nós) coisa alguma … O espiritismo não é um ramo do cristianismo, como as demais seitas cristãs. Não assenta seus princípios nas Escrituras ( Sagradas )… A nossa base é o ensino dos espíritos. Daí o nome espiritismo.”( À margem do espiritismo, pág.219).

Daí vale para os cristãos a advertência de Jesus: “Cuidai-vos dos falsos profetas que se apresentam em pele de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes.”( Mt 7,15).

b) O que diz a Bíblia sobre as práticas espíritas? 

RESPOSTA: Lemos em Dt 18,9-14: “Não se achará no meio de ti quem pratique a adivinhação, o sortilégio, a magia, o espiritismo, a evocação dos mortos: porque todo homem que fizer tais coisas constitui uma abominação para o Senhor.”

Lev 20,6-27: “Se uma pessoa recorrer aos espíritas, adivinhos, para andar atrás deles, voltarei minha face contra essa pessoa e a exterminarei do meio do meu povo.” “Qualquer mulher ou homem que evocar espíritos, será punido de morte.”

c) Nas sessões espíritas, há realmente contatos com os espíritos do além? 

RESPOSTA: Não! Eis um de muito exemplos. Uma senhora nascida na Argentina, mas residente, há anos em Curitiba, narra o seguinte:

“Faz alguns anos morreu minha filha. Os espíritas me procuraram, prometendo-me que me poriam em comunicação com ela. Eu, aflitíssima como estava, aceitei e fui à sessão. Quando o chefe dos trabalhos me anunciou a presença dela, comecei, é claro, a falar em espanhol, língua essa que, em casa, nos era mais familiar. Mas para meu grande desapontamento, minha filha havia esquecido o espanhol e somente sabia falar em português. Minha decepção cresceu de ponto, atingindo o clímax, quando pedi que ela me dissesse, para maior garantia de identificação, o apelido que ela tinha em casa. Até seu próprio apelido ela havia esquecido. Isto era demais. Levantei-me indignada, lançando em rosto dos responsáveis pela sessão, essa verdadeira palhaçada que estavam cometendo comigo. Em conseqüência disso, não quero nem falar em Espiritismo.”

A revista norte-americana , “Womans Companion”, para experimentar a veracidade ou mentira dos médiuns espíritas, inventou uma história sobre um tal soldado George Bertlett de 27 anos, falecido na invasão de Okinawa, que deixou a viúva, Bárbara, com dois filhos e 5.000 dólares.

Agora os repórteres desta revista, disfarçados, perguntaram a 20 diferentes médiuns espíritas, em nome da viúva Bárbara: O que devia fazer com os 5.000 dólares; e se devia casar-se novamente, com um funcionário do banco e ir morar em Nova York.

As respostas dos médiuns eram todas diferentes, às vezes contraditórias e fantásticas. Mas nenhum médium declarou: “Não consigo comunicar-se com o espírito de seu marido, porque este não existe, nem a inventada viúva Bárbara!” - E só esta resposta teria sido a verdadeira!

Para quem quiser aprofundar o conhecimento do espiritismo, recomendamos os livros de Edvino A. Friderichs: “Onde os Espíritos baixam”, e “Casas Mal-assombradas”.

12 comentários:

  1. tenho pena de quem escreveu todas essas tolices! deus está em todas as religiões, em todos os lugares e dentro de todos nós! existem erros dentro de todos os lugares, não são os cristãos católicos "santos" ou mais dignos ou mais "filhos de deus"... e os padres que abusam de crianças? médius fajutos? com certeza o "idiota fanático" que escreveu tudo isso nunca ouviu falar de um homem chamado Francisco Cândido Xavier. maior exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo,

    depende de que "deus" você está falando, pois o Deus do cristianismo não é o mesmo deus do hinduísmo. Isso que você falou chamasse relativismo religioso.

    Com a mais absoluta certeza nem todos os católicos são santos, ou melhor ainda, pouquíssimos o são santos. Porém todos são chamados a essa santidade, e mesmo com todas as nossas imperfeições buscamos força no Cristo crucificado, para que possamos um dia chegar a essa santidade. Cabe a cada um querer.

    Já o "idiota fanático" escreveu alguma mentira? Por acaso dá pra ser cristão e espírita? Pergunte a qualquer espírita de verdade e escute a reposta. Ou se é cristão ou espírita, os dois jamais. São coisas completamente diferentes. É a mesma coisa de torcer pelo flamengo e pelo fluminense. Incoerência!

    Sobre o senhor Chico Xavier prefiro nem comentar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O jeito espírita de ser:entrar em casa alheia,cujos membros são de outra religião,para chamar o dono da casa ou blog de "idiota fanático"...

    Quem mais odeia a Igreja Católica senão o próprio Satanás e seus auxiliares,os demônios?!

    O próprio Jesus Cristo alertou sobre a chegada de falsos profetas!

    Que Deus tenha misericórdia da alma dos adeptos do Espiritismo ou doutrina espírita,confusos e perdidos irmãos que andam errantes na seara espiritual...

    ResponderExcluir
  4. Se uma coisa tenho certeza sobre Jesus e'que ele ama a todos os seres viventes, independentemente do aque acreditam. A unica coisa que vale sao as acoes que levam ao amor ao proximo. Debates dogmaticos como os acima descritos nao e'o desejo de Jesus, ao certo. Para ele o importante
    ao certo nao e'o "crer"mas o "ser". Se ao professar qualquer conjunto de preceitos dogmaticos (ou "religiao") esta nao levar o individuo a ser melhor, isto e
    , mais benevolente, auxiliar mais ao seu proximo, amando-o verdadeiramente, estes preceitos sao inoquos e nao servem para nada a nao ser como ferrramenta de estacionamento espiritual. A religiao qualquer que seja (catolica, mussulmana, budista ou espirita) tem que
    transformar o individuo. Pelo que entendo da essencia do ensinamento
    cristao (novo testamento) a "boa nova"e'dinamica, e' desafiadora, deve
    sempre nos impulsionar ao melharamento nosso. Tal melhoramento pode ser mensuravel lembrando da parabola de bom samariatano, onde
    os valores reais nao depemdem do credo. Abracos cristaos aos catolicos, protestantes, mussulmanos, budistas, etc, que sao todos nossos irmaos.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com o último comentário,quando o amigo diz que Jeseus amaa todos indistintamente. A religião,qualquer que seja ela foi criada pelos homens,por interesses na maioria pessoais. Jesus não tinha religião, nem templo. Em qualquer parte ele pregava o amor, o respeito ao próximo,o perdão, a justiça e caridade para com todos. Discriminar religião A ou B é falta de amor e caridade. Cada um deve seguir o que seu coração manda. Cabe a Deus julgar as açoes de cada um de nós. Fraterno abraço pra todos os leitores.

    ResponderExcluir
  6. O cristianismo foi criado por Jesus Cristo, que não mais um profeta que apareceu. Jesus é o filho de Deus, quem ama Deus aceita esta verdade. Caso contrário, você pode ser qualquer coisa, menos cristão.

    ResponderExcluir
  7. “Cuidai-vos dos falsos profetas que se apresentam em pele de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes.”
    (Mt 7,15)

    Usaria essa mesma frase para falar de muitos católicos, protestantes e todas as doutrinas que surgem do cristianismo. Me parecem que julgam ser os donos da verdade, sem tentar compreender a ÚNICA VERDADE UNIVERSAL, que é Jesus Cristo.

    "eu sou o caminho, a verdade e a vida"

    Nem entrarei na discussão dos pontos abordados nesse artigo porque creio ser uma discussão inútil, como os fariseus no passado ao discutir com Jesus, me parece que muitos cristãos para justificar sua ignorância continuam a se apoiar na lei de moisés como se ela fosse maior que as palavras de Jesus sobre amor, perdão, compreensão, santificação...

    Eu só estou comentando porque acho importante deixar registrado. Ao agir como os fariseus (que tanto se preocupavam com a lei), os cristãos deixam de praticar o principio MAIS IMPORTANTE do evangelho... o amor ao próximo.

    Quem julga com certeza não ama, porque o julgamento é uma atitude mesquinha que nos mantem focados na nossa própria ignorância.

    Quem ama compreende e ora para que o próximo encontre o caminho da salvação que é jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. -Rahan continua-Consigo ate tirar certos ensinamentos dos versos das músicas da umbanda que são os mesmos ensinamentos do espiritismo. Num verso da música diz assim:

    - caboclo não tem caminho para caminhar.
    - caboclo não tem caminho para caminhar.
    -Caminha por cima da "folha" por baixo da "folha" em todo lugar.
    -Caminha por cima da "folha" por baixo da "folha" em todo lugar.

    Analisando atentamente a música de imediato uma alegria invadiu- me a alma por que percebi verdades incondicionais seja em qualquer religião nos lindos versos e voz dos cantores de Umbanda, vejam bem e parem para pensar um pouco:

    Sejam os "Anjos ou Santos do senhor" dos Católicos;
    Sejam os "Iluminados" do Budismo;
    Sejam os "Obreiros ou Espírito Santo" dos Evangélicos;
    Sejam os "Profetas ou Homens Santos" do Judaísmo ou Islamismo;
    Sejam os " Guias ou Pretos velhos ou Caboclos" do Candomblé ou Umbanda
    Sejam os " Benfeitores Espirituais ou Espíritos de Luz" da casa Espírita;

    TODOS ELES TRABALHAM AO LADO DE JESUS E SOBRE O COMANDO DE DEUS "EM TODO O LUGAR" como fala na música.Trabalham no "sétimo céu' dos católicos, ou na "Aruanda" dos umbandisdas, ou nos "planos superiores" dos espíritas" resumindo nos versos da música " CAMINHA POR CIMA DA FOLHA" nos vigiando e orando por nós e conduzindo nossos passos, atos e pensamentos na direção da única verdade que é DEUS. E " CAMINHA POR BAIXO DA FOLHA" traduzindo , trabalham no inferno ou purgatório dos católicos ou planos inferiores ou umbral dos espíritas, trabalham nos tirando da lama ou fogo em que nós próprios adentramos devido a nossos pecados e maus pensamentos que se transformaram em maus atos aos olhos de Deus. Depois que nós entendemos que somos culpados por aqueles atos pecaminosos e nos bate uma vontade verdadeira de se redimir, logo em seguida clamamos pela misericórdia divina e de imediato vem a mão amiga dos Caboclos, anjos, espíritos de luz não importando os nomes que damos a eles pois todos vem em nome Deus e de imediato nos tiram daquele Fogo ardente e apresentam-nos uma nova chance , um novo projeto para reparar nossos erros.
    Deus escreve certo por linhas tortas no grande livro da vida, e destina cada linha desse livro em separado a cada filho para que seja o senhor dessa linha, as vezes entendemos as linhas tortas que Deus separou ao nosso irmão, e entendemos o porquê dele ser daquele jeito e estar seguindo aquela religião seja ela Umbanda ou Budista ou Evangélica etc. E é melhor ainda quando ele consegue ler e entender a nossa linha torta seja ela católica ou espírita ou Islâmica etc. .E é melhor ainda quando os dois irmãos conseguem ler e entender as linhas tortas um do outro. E quando nós meus amigos entendermos todas as linhas tortas do grande livro da vida, Abençoado seja Deus Nosso Senhor, porque já fazemos parte do reino dele e podemos dizer “EU SOU filho de DEUS e que se faça como a sua vontade.
    Rahan.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir